A cibercultura, conceito introduzido por Pierre Lévy em 1997, tem assumido um papel central nas nossas vidas nas últimas décadas, transformando a maneira como interagimos, comunicamos e acedemos à informação.
Pierre Lévy é um filósofo e teórico da informação que explorou extensivamente o conceito de cibercultura. A cibercultura refere-se ao conjunto de práticas, atitudes e modos de pensamento que surgem com o uso das tecnologias digitais e da internet.
Read more: O fenómeno da cibercultura – Pierre Lévy em 1997Noção de Cibercultura
A noção de cibercultura, conforme descrita no livro de Pierre Lévy “Cibercultura”, originalmente publicado em 1997, refere-se ao conjunto de práticas, técnicas, atitudes, modos de pensamento e valores que emergem com o crescimento do ciberespaço.
Este conceito está intimamente ligado à interligação global de computadores (Internet), que criam novas condições para o desenvolvimento humano e social. A cibercultura não se limita a uma simples extensão das formas mediáticas anteriores, mas representa uma mutação fundamental na essência da cultura, promovendo um “universal sem totalidade”.
Pierre Lévy discute a ideia do “universal sem totalidade”, onde a interligação global não conduz a uma homogeneização cultural, mas sim a uma diversidade crescente.
Aborda a relação entre o virtual e o real, argumentando que o virtual acrescenta novas camadas à realidade em vez de a substituir.
O autor reflete também sobre as novas formas de inteligência coletiva possibilitadas pelo ciberespaço e as suas implicações para a educação, a política e a cultura.
3 exemplos Significativos de Cibercultura
Inteligência Coletiva
A cibercultura promove a formação de comunidades virtuais que se organizam em torno de interesses comuns, facilitando a partilha de conhecimento e a aprendizagem cooperativa. Estas comunidades são vistas como motores de uma inteligência coletiva, onde o conhecimento é construído de forma colaborativa e distribuída, superando as capacidades de um coletivo gerido de forma tradicional.
Arte e Música
No domínio artístico, a cibercultura manifesta-se através de obras interativas, multimédia e música “tecno”, que resultam de processos recursivos de amostragem e arranjo de músicas já existentes.
Hipertextos e Multimédia
A cibercultura transforma a forma como interagimos com a informação, através da digitalização e da criação de hipertextos e hipermédias. Estes permitem uma navegação não-linear e interativa, onde o texto, a música e a imagem se interligam para formar um plano hipertextual aberto e dinâmico, exemplificado pela estrutura da Web.
Esses exemplos, apesar de já terem quase 3 décadas, ilustram como a cibercultura está profundamente integrada em diversos aspetos da vida moderna atual, influenciando desde a economia até a forma como nos comunicamos e interagimos socialmente.
Referências bibliográficas
Lévy, Pierre (1999). Cibercultura (C. I. da Costa, Trad.). São Paulo: Editora 34. (Obra original publicada em 1997)
Lévy, Pierre (2017). Pierre Lévy – O que é o virtual? [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/sMyokl6YJ5U