Apresento a recensão crítica dos vídeos “Transforming the future of education (through advanced technology)”, “The limits of learning – Kids in crisis” e “AI and the Future of Education”.
Esta apreciação crítica dos vídeos está dividida em três posts, um por vídeo.

Education 4.0 | Jisc | Transforming the future of education (through advanced technology)

The limits of learning – Kids in crisis | DW Documentary

AI and the Future of Education
Conclusão final

A sociedade em rede, impulsionada pela revolução digital, está a transformar de uma forma profunda a educação. Esta transformação não se limita apenas à prática educativa, mas também à função social da educação. A integração da dimensão comunitária da aprendizagem com a autoformação moderna cria um ambiente dinâmico e inclusivo, onde o acesso ao conhecimento é muito maior do que alguma vez foi.
Os vídeos analisados destacam a importância de adaptar o sistema educativo às novas realidades tecnológicas e sociais. A Educação 4.0, por exemplo, evidencia a necessidade de desenvolver competências digitais e habilidades como a criatividade, a colaboração, a comunicação e o pensamento crítico, que são essenciais para o futuro. A pandemia COVID19 evidenciou as desigualdades e fragilidades do sistema educativo, mas também mostrou a importância da interação social e do bem-estar emocional dos alunos.

A inteligência artificial, por sua vez, apresenta tanto oportunidades quanto desafios para a educação. A IA pode transformar o papel dos professores, tornando-os em mentores e guias no desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. No entanto, é fundamental garantir que a tecnologia seja usada de forma inclusiva e acessível, preservando a humanidade e a criatividade no processo educativo. Em resumo, a sociedade em rede oferece uma oportunidade única para repensar e reinventar a educação, tornando-a mais resiliente, inclusiva e adaptada às necessidades do mundo contemporâneo. A experiência do ensino remoto durante a pandemia é um exemplo claro de como a educação pode evoluir para enfrentar os desafios do futuro, preparando os alunos não apenas para o mercado de trabalho, mas para uma vida plena e significativa.
Links relevantes:
- A REDE COMO INTERFACE EDUCATIVO (I)
- AI and the Future of Education | Plastico Film
- The limits of learning – Kids in crisis | DW Documentary.
- Education 4.0 | Jisc
- Bibliografia Anotada Colaborativa – reflexões
- Dalí no Pós-Digital: a Realidade, o Simulacro e a Verdade
- A Autenticidade e a Transparência na Rede
- Cibercultura, Pierre Lévy
- A Nova Arca de Noé
- Bem-vindo ao «mPeL com Luz»