Pedro Vasconcelos Blog

Exercícios de Normalização e Modelo Entidade-Relação (2)

Os exercícios que se seguem são para os meus alunos dos cursos de Técnico Especialista de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos e Técnico Especialista em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação:

 

Esboce o modelo E-R e de dados dos seguintes exercícios:

 

Loja discográfica

Loja discográficaUma loja discográfica pretende construir uma base de dados com informação relevante sobre os discos que vende. Relativamente a cada disco, pretende registar na base de dados um código identificativo, o título, nº de cópias vendidas (mundialmente), data de gravação e o grupo/interprete (ex. U2, Quim Barreiros, etc. – “Ignorem coletâneas”).

Pretende também registar as músicas que cada disco inclui.

Sobre cada música, pretende registar o título que a identifica e o primeiro autor (ex. Bono Vox). Uma mesma música pode figurar em discos distintos.


Empresa Agrícola

Animais de quintaUma empresa agrícola pretende construir uma base de dados com a informação relevante sobre os animais que possui. Relativamente a cada variedade de animais, pretende-se registar na base de dados um nome (exemplo: Javali, Porco preto, …) e o número de animais dessa variedade que possui.

Pretende também registar os produtos derivados de cada variedade de animal, em particular a sua designação, a quantidade produzida e Cada um destes produtos é produzido apenas por uma variedade de animal (ex. Presunto de porco preto).

Cada variedade de animal consome vários alimentos e um dado alimento pode ser incluído na alimentação de diversas variedades de animal.

É necessário registar os alimentos utilizados, sendo que cada alimento é caracterizado por um nome identificativo e pelo seu preço de aquisição.

A base de dados deve ainda conter informação relativa à quantidade de cada alimento consumido por cada variedade de animal.


Empresa Agrícola 2

QuintaPretende-se criar uma base de dados para efetuar a gestão de uma empresa agrícola, onde seja registada informação relativa aos seus trabalhadores e à produção e venda.

Sobre cada trabalhador pretende-se registar o seu número de identificação, nome, data de nascimento e especialidade.

Sobre cada produto produzido pela empresa, pretende-se conhecer o seu código, designação e qual o trabalhador responsável.

Em relação aos compradores, pretende-se conhecer o seu código, nome, morada e telefone.

Para cada produto vendido, deverá ser registado o seu código, o código do comprador, a data, quantidade vendida, valor da venda e data do recebimento.

Para cada matéria prima, pretende-se registar o seu código, designação e quantidade armazenada.

Para a matéria prima consumida pretende-se registar os códigos dos produtos a que se destina, o seu próprio código, a data de utilização e a quantidade utilizada.

Em relação aos fornecedores, deve-se conhecer o seu código, nome, morada e telefone.

Para cada aquisição de matéria prima, deve-se conhecer o seu código, o código do fornecedor, a data de compra, quantidade comprada, valor da compra e data de pagamento.


Biblioteca

BibliotecaPretende-se criar uma base de dados para uma biblioteca onde sejam registados os livros e os utilizadores.

Para cada livro pretende-se registar um código identificativo, o título, o(s) autor(es), a editora e o ano da publicação.

Sobre cada autor, pretende-se registar o nome, a nacionalidade e a data de nascimento.

Para cada editora pretende-se guardar o nome, a morada o(s) telefone(s) e o número de contribuinte.

Sobre cada utilizador, pretende-se registar o nome, o número de cartão de cidadão, e um telefone.

É ainda necessário registar as requisições de livros que vão sendo efetuadas e para cada uma destas pretende-se registar o livro requisitado, o utilizador que o requisitou, a data da requisição e a data da devolução.