Exercícios de Normalização e Modelo Entidade-Relação (1)

Transportadora_AereaOs exercícios que se seguem são para os meus alunos dos cursos da ATEC – Academia de Formação e ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto).

Esboce o modelo E-R e de dados dos seguintes exercícios:

Transportadora aérea 

Transportadora_Aerea

A transportadora tem vários aviões. Cada avião tem, para além da matrícula, um nome, uma marca, um nº de lugares e indicação da sua autonomia. Na transportadora trabalham vários pilotos.

Cada avião faz vários voos, e a cada voo deve ser associado a data e hora de partida e os locais de origem e destino. Cada voo é pilotado por um piloto.


Empresa

SupermercadoA empresa comercializa vários produtos, cada um dos quais com um código, um nome e um preço. Em cada momento a empresa deve ainda saber a quantidade existente no armazém para cada um dos produtos.

Uma encomenda deve ter pelo menos um número de encomenda, uma data, vários produtos, mas diz respeito apenas a um fornecedor.

Para cada fornecedor pretende-se guardar o nome, o nº de contribuinte, morada, forma de pagamento, prazo de pagamento e um código interno de tipo de fornecedor.


Hospital

Hospital de S. JoãoUm hospital está funcionalmente dividido em serviços correspondentes às especialidades médicas vulgares (cirurgia, cardiologia, etc.). Em cada serviço existem vários médicos especialistas na área, atendendo os pacientes que se apresentam para consulta. No sentido de prestar um melhor atendimento aos seus pacientes, neste hospital existe uma regra de funcionamento em que cada paciente num dado serviço é sempre atendido pelo mesmo médico.


Distribuidora de medicamentos

farmaciaA empresa faz a distribuição de medicamentos a farmácias de todo o país. Por razões de organização dividimos o país em zonas, e em cada uma delas temos um ou mais vendedores a trabalhar. No entanto, e como acreditamos que isso o leve a conhecer melhor s pessoas, cada vendedor opera apenas nas farmácias de uma zona. Cada farmácia só trabalha com um vendedor.

A empresa tem uma frota de automóveis e tem tido alguma dificuldade em efectuar a sua manutenção. Já não é a primeira vez que um carro avaria e isso, às vezes, pode ter consequências aborrecidas. No início de cada dia de trabalho um vendedor pode utilizar qualquer um dos carros disponíveis (admita que um carro apenas possa ser utilizado apenas por um vendedor num dia de trabalho). Interessa à empresa saber, ao fim de cada dia, quantos quilómetros percorreu cada um dos carros e quem andou com ele.

Cada farmácia faz cerca de duas encomendas por semana o que normalmente representa uma grande diversidade de medicamentos. É muito importante para a empresa possuir um registo exacto de todas as encomendas feitas, de que farmácias são, que medicamentos incluem, em que data, etc. Só assim será possível manter o controlo apertado do nosso stock de medicamentos que é aquilo que mais nos interessa no momento.


Hospital (2)

UrgênciasUm hospital pretende desenvolver uma base de dados que permita gerir a informação sobre todos os seus funcionários – médicos, enfermeiros, administrativos, etc. – número, nome, morada, telefone, habilitações, idade, ano de admissão, etc.

Adicionalmente pretende manter informação sobre a especialidade clínica dos médicos, a especialidade de enfermagem dos enfermeiros, e a função exercida pelos restantes funcionários.

Pretende-se ainda manter informação sobre as equipas de urgência. Uma equipa é chefiada por um médico e inclui outros médicos e enfermeiros. Um médico pode fazer parte de várias equipas, mas um enfermeiro apenas pertence a uma e só uma equipa de urgência.


Loja de electrodomésticos

Loja de eletrodomésticosUma loja de electrodomésticos pretende desenvolver uma base de dados que suporte o sistema de informação da sua organização e, em particular, permita de forma simples gerir as suas actividades de vendas e de serviço pós-venda.

A cada electrodoméstico para venda deve ser associado um código, nome, preço de compra, preço de venda, número de série, data de fabrico, fornecedor e localização. A localização é um dos vários armazéns da loja.

Cada electrodoméstico pode ser representado por mais do que um fornecedor, por exemplo, o frigorífico “BOSCH Ac270” pode ser vendido pelos fornecedores X e Y a preços diferentes. Mais ainda, o preço de compra desse frigorífico pode variar para um fornecedor desde que tenha sido adquirido em datas diferentes, no entanto, o preço de venda ao público é fixo para cada electrodoméstico.

O pessoal no serviço pós-venda necessita de ter informação sobre a duração da garantia de cada electrodoméstico e ainda toda a informação respeitante às vendas efectuadas – cliente, data de compra, etc. – para poder gerir de forma eficiente as reparações efectuadas pelos seus técnicos.